Os ciclistas atenderam à convocação dos Amigos do Pedal para a terceira versão da "Roubadinha do Fernando". Não há, no Google ou nos dicionários, uma tradução moderna para a palavra "roubada", fora da acepção tradicional, responsável pelo grande movimento em delegacias de polícia. Apenas o "Dicionário Informal", iniciativa independente na internet, mantida com a colaboração de voluntários, arrisca uma definição. Está lá. Roubada: significado - problema. Palavras relacionadas: encrenca, confusão. E um singelo exemplo de aplicação da palavra: "Se você continuar andando com aquele pessoal, você vai acabar numa roubada".

Os conceitos estão aí para fazer a linguagem evoluir. Que sejam revistos e ampliados. Fernando Barros, líder da iniciativa, promove o evento com o objetivo de colocar o espírito de aventura em destaque. É a busca por novos caminhos entre montanhas. Quem participou descobriu mais do que um roteiro novo de ida e volta a Macacos, nome do distrito de São Sebastião das Águas Claras. Saindo e voltando para o Vale do Sol, nas imediações do Morro do Chapéu, foi um momento para múltiplos aprendizados.
Primeiro, a compreensão de que, quando se fala em Macacos, não há descida forte sem subida correspondente em sentido contrário. No popular, desceu, tem de subir. Segundo, o entendimento de que um grande traço para baixo na altimetria do Google representa uma grande descida. E uma grande subida é, de fato, uma grande subida. Finalmente, o aprendizado sobre a humildade: empurrar bicicleta morro acima também ajuda a fortalecer as pernas. Diante dos trechos de paralelepípedos, também vale o aprendizado sobre como ficam, no final do dia, os braços de quem trabalham com britadeira.